Energias Renováveis
Energia solar ou eólica em casa ou no negócio é ótima idéia. A começar, claro, pelo bolso: a economia na conta de luz pode chegar a 95% em projetos residenciais ou comerciais. Nada mal, não é verdade?
Se você ainda não sabe como funciona, saiba que, além de fazer bem ao bolso, esse tipo de tecnologia ainda beneficia muito o meio ambiente, pois é renovável e limpo. E olha que essas são só duas de muitas vantagens de fazer uma mudança desse tipo.
No entanto, como você pode montar um projeto? De quais equipamentos você precisará? Como calcular o custo disso tudo?
Se você quer usar energia solar/eólica em sua casa ou negócio, fale conosco.
Um dos principais aspectos de um projeto de energia autogerada é o seu custo. Afinal, ele pode tornar a instalação mais ou menos vantajosa, com melhor ou pior retorno, dependendo de cada caso. Por isso, o primeiro passo para o seu projeto é entender sua necessidade para arbitrar o custo total de instalação e manutenção da sua energia alternativa.
Para começar, você precisará decidir se deseja ter um sistema on grid ou off grid. Isso é necessário, pois cada tipo de sistema conta com peças diferentes. Normalmente, o on grid é mais barato e integrado à rede pública de distribuição de eletricidade municipal, porém tem salvaguardas que afetam sua independência energética.
Para um sistema on grid, você precisaria de:
- Placas fotovoltaicas ou gerador eólico para gerar eletricidade com corrente contínua;
- Inversor para transformar a eletricidade em corrente alternada;
- Medidor inteligente para contabilizar toda a energia gerada e despejada na rede de distribuição; e
- Estrutura para manter todos os equipamentos fixados e cabos para transmissão de energia.
Se você quiser um sistema off grid, precisaria ter ainda uma série de baterias para armazenar a energia gerada pelo seu sistema, além de um controlador de carga para elas. Isso aumenta o custo do projeto de energia autogerada. Porém, como resultado, obtém sua independência total.
O custo total do projeto, no entanto, dependerá da capacidade de energia elétrica que você precisa gerar. A maior parte dos equipamentos (inversor, estrutura e medidor) são únicos, independentemente do tamanho do projeto. O que varia é a quantidade de painéis solares, ou a potência do seu gerador eólico além do uso ou não de baterias.
Agora que já entendemos quais são os elementos que aumentam o custo de um projeto de energia autogerada, o próximo passo é compreender o que você precisará para esse tipo de sistema na sua casa ou negócio.
Efetuamos uma inspeção técnica do local de instalação para entender exatamente qual será a perda de produção do seu sistema. Isso porque existem vários elementos que afetam sua produtividade, e finalizamos discutindo com você a melhor opção disponível no mercado.